14 de julho de 2011

PRECES ATENDIDAS - Danielle Steel


             Faith Madison é a perfeita esposa para Alex. Quando se casou, parou de estudar para cuidar da casa, do marido e das duas filhas. E há 26 anos é só isso que faz. Agora que suas filhas cresceram e saíram de casa, Faith quer alguma coisa produtiva para ocupar o seu tempo.
            No funeral de seu padrasto, ela reencontra Brad Patterson, um antigo amigo de seu irmão que, após uma longa conversa, a incentiva a fazer faculdade de Direito. Ideia essa que é abertamente rejeitada pelo marido, pois tomaria muito de seu tempo e ela não poderia se dedicar inteiramente a ele. Isso causa discórdia e tumulto em casa, gerando briga até entre suas filhas, que se dividem na hora de apoiar os pais. Mesmo contrariando Alex, com o incentivo de Brad e muita força de vontade, Faith começa a estudar Direito.
            Mas tudo muda quando, ao voltar mais cedo de uma viagem da faculdade, ela descobre que Alex tem uma amante e que as viagens de negócios não eram tão necessárias assim. Quando afrontado, Alex diz que a culpa é dela e que ela o fez se sentir tão sozinho.
            Depois de descobrir que a traição do marido já acontecia há quase um ano, muito antes de ela voltar a estudar, Faith pede divorcio e, sem querer jogar as filhas contra o pai, ela esconde o verdadeiro motivo da separação, o que causa nova discórdia entre as filhas que, com versões diferentes da história, se dividem novamente ao apoiar os pais.
            No meio de tanta dor e sem saber o que fazer, Faith encontra apoio em Brad. Como Brad também está enfrentando problemas no seu relacionamento, eles acabam se aproximando e formando um vinculo muito forte.
            Agora Faith terá que lidar com um divórcio litigioso e duas filhas revoltadas enquanto redescobre o carinho e o amor em Brad.

            Em uma linguagem simples, o livro se arrasta com repetições desnecessárias e entediantes que só servem para aumentar o tamanho do livro sem acrescentar nada relevante à narrativa.
            Mantendo o padrão de vários dos livros do gênero, mostra uma protagonista injustiçada que não se valoriza e, no desenrolar da história, com a ajuda do amigo que se interessa apenas no bem estar dela, vai se redescobrindo e muda de vida.
            A autora explora bem as dúvidas e incertezas da mulher que precisa aprender a viver de novo após uma grande mudança na rotina. Também desenvolve muito bem a opressão que muitas mulheres sofrem em casa por terem maridos machistas que não aceitam que elas tenham uma atividade que não seja dedicada ao lar.
            Considerando o todo, não é um livro muito empolgante. Recomendo sua leitura somente para se distrair e se você não tiver nenhum outro melhor à mão.

2 comentários:

  1. Olá Jéssica! Como te falei pelo Face, gostei muito do seu Blog...e fica aqui a dica: os últimos que li são da autora Marian Keyes. Muito bons! Li Melancia,Sushi (não...não são livros de culinária...rsrsrs)e Férias. É uma leitura fácil e muito bem escrita...deliciosa de ler! Gosto de ler principalmente nos vôos porque me ajudam com meu medo de voar...hehehe
    Se você ainda não os leu estão à sua disposição aqui em casa, tá
    Beijão
    Irma

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Irma!
    Amo os livros da Marian Keyes. Já li todos! Só não li o último que saiu: Cheio de Charme. O que eu mais gostei foi Melancia. Li eles antes de começar o blog, por isso não estão aqui. :P
    Se você permitir, gostaria de pegá-los emprestado para poder ler de novo e escrever sobre eles.
    :D
    Beijo

    ResponderExcluir